segunda-feira, 28 de maio de 2012

A importância das Fibras



A fibra são carboidratos resistentes à digestão e à absorção pelo intestino de humanos. Ela é muito importante na dieta porque promove efeitos benéficos, incluindo a melhora no funcionamento intestinal, retarda a absorção do colesterol e do açúcar pelo sangue, além de prevenir o câncer. Elas estão presentes nos alimentos de duas formas: insolúvel ou solúvel. Embora essas duas frações atuem no nosso organismo de maneira diferente, ambas trazem benefícios à nossa saúde.
As fibras são facilmente encontradas em alimentos como frutas, legumes, feijões, e principalmente grãos integrais, e devemos adicioná-las à nossa dieta todos os dias. Tais alimentos também oferecem vitaminas, minerais e fitoquímicos necessários ao bom funcionamento do organismo e para a prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias, diabetes, obesidade e diversos tipos de câncer.
Por isso, coma alimentos com alto teor de fibras em cada refeição. Cereais são recomendados já ao desjejum. Inclua feijões, sementes e grãos inteiros nas refeições. A recomendação é que um adulto consuma, pelo menos, 25 gramas de fibras por dia. Adapte-se gradualmente a uma dieta rica em fibras e aumente o volume de água tomada durante o dia. Essas atitudes irão melhorar muito a sua qualidade de vida.


“Onde tem Nutricionista tem compromisso com a alimentação  saudável,qualidade de vida, saúde e bem – estar!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário