quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Obesidade:o que é isso?

     A obesidade refere-se ao excesso de gordura corporal. Algumas pessoas pensam que estar acima do peso ou obesas é o oposto de desnutrição. No entanto, as pessoas com sobrepeso ou obesas  podem não consumir o suficiente de nutrientes necessários para uma boa saúde e podem, portanto, serem desnutridos. 
    A gordura é o modo como o corpo armazena energia, mas o excesso de gordura corporal em adultos,  jovens e crianças aumenta o risco de problemas na saúde, como o diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, alguns tipos de câncer, entre outras. A chance de se desenvolver algumas dessas doenças aumenta à medida que a gordura corporal (e peso) aumenta. 
    A causa do excesso de peso  é simples, está relacionada com o consumo maior de calorias do que o corpo necessita e isto a longo prazo resultará em obesidade. No entanto, a outro problema, a maioria das pessoas ganham gordura corporal e peso à medida que envelhecem. Estas alterações ocorrem por processos do próprio organismo tornando-as menos ativas fisicamente. Associado a isto, destaca-se também a alimentação inadequada e  a inatividade física, sendo então consideradas as  principais causas da obesidade. 
     A obesidade pode causar além de sintomas físicos, como mudança na aparência e na forma do corpo, também doenças ortopédicas como a artrose do quadril e joelhos, pois o excesso de peso coloca mais pressão sobre as articulações. A dor lombar também é comum. As pessoas obesas se cansam facilmente e apresantam  falta de ar após pequenos esforços. Algumas pessoas com obesidade têm dificuldade em dormir por causa da apnéia obstrutiva do sono. Este distúrbio interfere na respiração durante o sono. Quando os músculos da garganta relaxam durante o sono, o tecido na parede da garganta pode obstruir parcialmente as vias aéreas. Como resultado, as pessoas ressonam alto, sono inquieto, e de repente acordam ofegantes e com asfixia, podendo também sentir-se sonolentas durante o dia.        
     Normalmente, a obesidade pode ser identificada com base na aparência. No entanto, os profissionais de saúde geralmente usam a medida de peso e altura para calcular o índice de massa corporal (IMC). O IMC indica se as pessoas estão com sobrepeso ou obesidade e como a obesidade é grave.
     O tratamento da obesidade envolve uma dieta saudável, rica em fibras, vitaminas e minerais e a prática de atividade física, qualquer exercício físico pode levar à perda de peso gradual.  Para uma perda de peso saudável a pessoa deve consumir menos calorias do que o corpo gasta. Portanto associar uma alimentação balanceada a exercícios físicos garantem a perda peso, melhora da saúde e qualidade de vida!

3 comentários: